sexta-feira, 25 de julho de 2008

Coitadinhos dos pobrezinhos

Ele há coisas que me fazem peninha. Ainda ontem estava a ver uma reportagem que ás tantas implicou a entrevista de habitantes de um bairro cigano búlgaro- muiiiiiito pobre, bla bla. Enquanto o reporter deambulava pelo bairro, foi chamado por uma mãe de familia,grávida, que quis mostrar-nos a sua miséria. Filma-se em seguida um homem deitado na cama, a fingir algum sofrimento, alegadamente acamado por causa da depressão de não conseguir encontrar emprego.

(Segue-se excerto da conversa, que apresento já traduzida porque acredito que alguns leitores não conhecerão a lingua, mantendo no entanto o sotaque- só para dar realismo)

- Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii srs, tou tã mali. Vejôn mê mariduu, derriado na câma, nêm se póde mexêre. Tá tã infeliz de nã arrajari trabalhu que nêm tên fôrças pa se levantari da cama.

( reporter) - Então e a senhora tem filhos?

-Tênhuuuu, são 8 (!!!!)

( reporter)- 8??? Então mas se são tão pobres têm tantos filhos porquê?

- Aiiiiiiiiiiiiii, é cagenti nâ têm dînhêro para aburtari..

*nota pessoal: acho que se o marido deixasse de estar "acamado" se resolvia a questão do nº de filhos, é que pelos vistos nem tudo se mantém deitado ( ou então são filhos do leiteiro..hhihihi)
*outra nota pessoal: era levar para lá uma comitiva dos nossos pobrezinhos ensinar aqueles coitados como não ter emprego mas ser feliz. ( profissionais habilitados para tal não nos faltam- lembremos-nos ali da Qta da fonte..aquilo é que é gente forte- se fossem como os búlgaros estava o bairro todo de cama..credo!)

Sem comentários: